Sedes e ES Gás discutem potencial do Estado como principal Hub de gás do Brasil

12/03/2025 14h34

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, se reuniu, com a Companhia de Gás do Espírito Santo, a ES Gás, nessa segunda-feira (10), para tratar do potencial do Estado em se tornar o principal Hub do país em termos de abastecimento do combustível que é capaz de reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover uma matriz energética mais segura, robusta e diversificada.

Na reunião, destacou-se que, já neste ano, o Estado se consolidou como líder do ranking nacional em volume de gás natural negociado em mercado livre, o que também foi possível graças a um passo decisivo na transição energética com o lançamento do programa ES MAIS+GÁS, realizado em agosto de 2024. A iniciativa conta com a adesão de 22 entidades públicas e privadas e prevê 86 ações estratégicas para impulsionar o setor de gás natural e biometano.

O programa surgiu em um contexto de urgência climática, com a necessidade de reduzir emissões de gases de efeito estufa e ampliar a segurança energética. Além de impulsionar a descarbonização da economia, o ES MAIS+GÁS busca atrair investimentos, gerar empregos e fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável no Espírito Santo.

De acordo com o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional (Subdes), Celso Guerra, presente à reunião, a ES Gás tem sido grande parceira do desenvolvimento do Espírito Santo. “A companhia vem investindo e ampliando a oferta de Gás Natural no estado, combustível que contribui muito para a redução da emissão de gases de efeito estufa, além de suprir uma fonte térmica fundamental para a competitividade e atração de novos investimentos, emprego e renda para nosso estado”, destacou.

Contínua expansão

Os avanços já são expressivos. Atualmente, mais de 84 mil usuários são atendidos nos mais diversos segmentos, com uma infraestrutura em contínua expansão. Em apenas um ano e meio, a ES Gás ampliou significativamente sua rede, conectou novos clientes e realizou investimentos estratégicos para fortalecer a distribuição de gás no estado.

“Os dados que temos até agora reforçam o papel do Espírito Santo como referência nacional na expansão do setor de gás, consolidando o estado como um Hub energético estratégico para o Brasil. Esta é uma excelente notícia para indústrias que queiram se instalar aqui e uma ótima perspectiva de energia limpa para todos”, ressaltou o secretário da Sedes, Sergio Vidigal.

O diretor-presidente da ES Gás, Fabio Bertollo, reforça que esses avanços são possibilitados pela estabilidade institucional do Espírito Santo. "O Governo do Estado tem atuado para alavancar o setor de gás natural e biometano no Espírito Santo, diante da sua importância para o desenvolvimento econômico e sustentável capixaba. O Programa ES Mais+Gás, conduzido pela Sedes, é um exemplo real de como a cooperação entre governo e iniciativa privada geram resultados importantes para a sociedade", pontuou Bertollo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDES

Isabella Arruda

(27) 3636-9708

comunicacao@sedes.es.gov.br